Giant’s Causeway: a natureza grandiosa na costa da Irlanda do Norte

Giant´s Causeway: as lendas

A lenda gaélica vai nos contar que as colunas de Giant´s  Causeway, famoso cenário norte-irlandês, são os restos de uma calçada construída pelo gigante irlandês Finn MacCool após ser desafiado para uma luta pelo gigante escocês Benandonner. Finn MacCool já e o nome transposto para o inglês.

Finn teria aceito o desafio e construído uma calçada no Canal do Norte para que o encontro dos dois gigantes pudesse acontecer.

Do outro lado do mar, na ilha escocêsa de Staffa, as mesmíssimas formações rochosas existem, com o mesmo aspecto e do mesmo material, o que certamente propiciou a propagação dessa lenda.

 

O grupo do ônibus da Irish Tour começa a explorar Giant´s Causeway

 

Numa versão para o fim desta história, Finn derrota Benandonner.

Em outra versão, Benandonner teria se assutado com o tamanho real de Finn e fugido em correria para a Escócia, destruindo a calçada que havia entre as duas regiões, na tentativa de  impedir que Finn pudesse alcançá-lo.

Dentro da mitologia irlandesa, Finn não era propriamente um gigante, mas alguém com super poderes e muita potência física.

 

 

 

As colunas em basalto variam de tamanho, as maiores atingem 12 metros

 

Em fins do século 17, a área formada por colunas de aspecto muito especial foi descoberta e apresentada à sociedade, despertando interesses diversos: foi local turístico – como é até hoje, e também uma pequena rota comercial, conteúdo de enciclopédias naquele século e nos séculos seguintes, bem como motivo para pinturas e sempre muita, muita admiração por parte de quem visita, há muitos e muitos anos, a Calçada do Gigante.

 

Viajando no Blog, o que vou encontrar?

Quem visita Giant´s Causeway encontra uma área com aproximadamente 40.000 colunas de basalto que se interligam.

É possível subir nestas colunas e caminhar sobre elas, desde que se esteja com o calçado adequado e disposição física em dia!

As colunas estão à beira do mar. Num dia claro como este em que eu visitei Giant´s Causeway, o visual é simplesmente FANTÁSTICO!

 

 

 

 

 

Muitas nuances de azul nesse lindo cenário
Vento e um certo descabelamento: constantes quando estamos na Irlanda do Norte!

 

Giant´s Causeway fica no Condado de Antrim, costa norte da Irlanda do Norte, a pouco menos de 5km da cidade de Bushmills.

A UNESCO declarou Giant´s Causeway patrimônio histórico da humanidade em 1986, e no ano seguinte, o Departamento de Meio Ambiente da Irlanda do Norte declarou a área Reserva Natural Nacional.

É a atração natural mais visitada da Irlanda do Norte! A maior parte das colunas que compõem o complexo em basalto é hexagonal, mas também podemos achar colunas de quatro a oito lados. As mais altas colunas chegam a 12 metros de altura.

Grande parte da área que compõe Giant´s Causeway e Causeway Coast, que é a belíssima rota litorânea norte-irlandesa – e que se pode conhecer de carro, de ônibus ou, se tiver energia, a pé – é gerida pelo organismo inglês National Trust.

Outras áreas ao redor são geridas pela Crown State (ou seja, sua gestão pertence a monarquia do Reino Unido)  e também a um certo número de proprietários de terras da região.

As colunas de basalto resultaram da atividade vulcânica intensa (estamos aqui falando de 65 a 55 milhões de anos atrás!!!), após o esfriamento do basalto fundido e muito fluido que, justamente por estar bem quente, derretido e liquefeito, ganhava o terreno, assumia as formas destas colunas e esfriavam.

Aves marinhas e vegetação típica complementam esse lugar muito especial da Irlanda do Norte. É imperdível, não deixe de visitar!

Informações práticas para você visitar Giant´s Causeway
Empresas que fazem tour até Giant´s Causeway

Há algumas empresas especializadas em tours que fazem a rota para Giant´s Causeway saindo de algumas cidades da Irlanda do Norte e até mesmo da Irlanda (saindo de Dublin, por exemplo). As vantagens deste tour são duas: a primeira é que normalmente estas empresas conhecem a rota mais curta para chegar ao destino.

Você não tem que se preocupar em acertar o caminho ou conhecer detalhes da rota.

A segunda vantagem é que normalmente estas empresas incluem outros pontos interessantes na rota, propiciando que se conheça mais de uma atração (mesmo que algumas a gente não vá conhecer profundamente).

A proprietária do apartamento em que me hospedei recomendou muito a Irish Tour, e foi com eles que visitei Giant´s Causeway e algumas outras atrações no mesmo dia, o que dura entre 6,5 e 7,5 horas, partindo de Belfast e chegando a Belfast.

O valor para adulto é de £ 25,00 e para menores de 12 anos, o valor é £ 17,00. Atenção: sempre confira preços dos tour e horários de partida.

Verdade seja dita: o ponto de encontro para a saída deste tour é no centro de Belfast, mas o apartamento em que eu fiquei é na rota que o ônibus faz até a loja central (e ponto de encontro) e, mediante uma solicitação da proprietária do apartamento (que tem conhecidos na empresa) eu fui “coletada” a um quarteirão do apartamento. Praticamente a domicílio!

Não havia obrigação alguma por parte da Irish Tour, mas foi uma atitude gentil. E em termos de custo, ir até Giant´s Causeway utilizando o transporte público não sairia mais em conta do que o tour. Em outro post eu vou falar mais deste tour. A Paddywagon (que conheci por outro tour e cujo serviço gostei muito) faz também este trajeto.

 

Utilizando o transporte público para chegar a Giant´s Causeway

Aqui vou especificar como chegar a Giant´s Causeway partindo de Belfast, de Derry/Londonderry e de Dublin. É bastante viável utilizar-se do transporte público para chegar lá, veja:

=01=De Derry/Londonderry até Giant´s Causeway  : esse trajeto vai levar cerca de 1h30m. Em Derry Train Station (que fica do lado oposto ao centro de Derry) tome o trem em direção a Belfast Great Victoria Street, mas desça em Coleraine Train Station.

A partir deste ponto, caminhe por cerca de 5 minutos até Coleraine Bus Centre, e tome os ônibus 172 ou 402 em direção a Ballycastle/Marine Corner, da Ulsterbus. Desça em Giant´s Causeway The Nook Aird e você estará a um minuto do Centro de Visitantes, entrada para Giant´s Causeway.

=02=De Dublin até Giant´s Causeway : esse percurso é mais longo que os demais que vou mencionar, partindo de Belfast e de Londonderry. Pode-se pegar o ônibus X1 da Bus Eireann em Busaras Bus Station e seguir até Europa Buscentre Belfast.

Lá chegando, caminhe por 5 minutos até Great Victoria Train Station Belfast, tome o trem para Derry/Londonderry mas desça em Coleraine Train Station.

A partir deste ponto, caminhe por cerca de 5 minutos até Coleraine Bus Centre, e tome os ônibus 172 ou 402 em direção a Ballycastle/Marine Corner, da Ulsterbus. Desça em Giant´s Causeway The Nook Aird e você estará a um minuto do Centro de Visitantes, entrada para Giant´s Causeway. Este trajeto vai levar um pouco mais que 5 horas.

Se partindo de Dublin você desejar utilizar somente ônibus, pode-se pegar o ônibus X1 da Goldline Express em Busaras Bus Station e seguir até Europa Buscentre Belfast.

Lá chegando, caminhe por 5 minutos até Great Victoria Train Station Belfast, tome o trem para Derry/Londonderry mas desça em Coleraine Train Station.

A partir deste ponto, caminhe por cerca de 5 minutos até Coleraine Bus Centre, e tome os ônibus 172 ou 402 em direção a Ballycastle/Marine Corner, da Ulsterbus. Desça em Giant´s Causeway The Nook Aird e você estará a um minuto do Centro de Visitantes, entrada para Giant´s Causeway. Este trajeto vai levar um pouco mais que 5 horas.

=03=De Belfast até Giant´s Causeway : o trajeto vai durar cerca de 2h10m. Na Great Victoria Street Train Station pegue o trem para Derry/Londonderry e desça em Coleraine Train Station.

A partir deste ponto, caminhe por cerca de 5 minutos até Coleraine Bus Centre, e tome os ônibus 172 ou 402 em direção a Ballycastle/Marine Corner, da Ulsterbus. Desça em Giant´s Causeway The Nook Aird e você estará a um minuto do Centro de Visitantes.

 

Aqui vemos as colunas de basalto mais altas, numa formação impressionante

Partindo de Belfast, se quiser usar apenas ônibus, pegue o 218 da Goldline Express em Europa Buscentre Belfast e vá até Coleraine Bus Centre, e tome os ônibus 172 ou 402 em direção a Ballycastle/Marine Corner, da Ulsterbus.

 

 

Giant´s Causeway pode ser visitado nos seguintes horários: nos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro, entre 9 e 17 horas;  nos meses de Fevereiro, Março e Outubro, entre 9 e 18 horas;  nos meses de Abril, Maio, Junho e Setembro, visite entre 9 e 19 horas; e nos meses de Julho e Agosto, visite entre 9 e 21 horas.

 

Dentro do Centro de Visitantes, que é um prédio estiloso e que remete às colunas de basalto do local, é possível encontrar uma central de informações, serviço de câmbio de moedas, atendimento para hospedagem na região, uma exposição sobre a história e conservação de Giant´s Causeway, além de uma loja de presentes, banheiros  e um café.

 

Giant´s Causeway
44 Causeway RoadBushmills BT57 8SU, Irlanda do Norte
+44 28 2073 1855
Valor da entreda: £ 8,50 para adultos; £ 4,25 para crianças;  £ 21,00 para Famílias, isto é, dois adultos + duas crianças. Estes valores incluem estacionamento e entrada.
Translink Journey Planner : para você descobrir qual a melhor maneira de chegar a Giant´s Causeway partindo de onde você estiver. Website em inglês.

 

Para hospedar-se perto de Giant´s Causeway pela Booking.com, basta clicar AQUI!

Para hospedar-se perto de Giant´s Causeway pela Hoteis.com, basta clicar AQUI!

Para comprar passagens aéreas, rodoviárias, seguro viagem, passeios e locação de carros, basta clicar AQUI!

Este post sobre Giant´s Causeway é, de alguma forma, escrito em memória de meu pai, Sérgio Sebastião Reis. Algumas das fotos que ilustram este post foram mandadas por mim ao meu pai no mês de Maio/2017, quando eu ainda estava na Irlanda do Norte e ele estava no Brasil, já doente.

Meu pai era muito bom fotógrafo e bastante econômico nos elogios quanto às fotos que eu faço. Mas estas fotos… ele realmente gostou, elogiou, e disse que, em relação à foto de capa deste post, que eu havia acertado em tudo: na luz, no posicionamento, na firmeza da mão.

Eu fiquei muito contente com esse elogio! E fiquei de, ao voltar, mostrar para ele todas as fotos de Giant´s Causeway que havia feito, e mais tantas outras.

Infelizmente nós não tivemos tempo, pois em fins de Julho/2017 meu pai foi embora, e já estava muito doente. Então, pai, se você puder ver de alguma forma… agora estão aqui as fotos de Giant´s Causeway! Parece que estou escutando você dizer: “Ah, essa aqui sim, Ki! Essa ficou realmente muito boa! Ótima imagem! Agora sim!”

3 comentários em “Giant’s Causeway: a natureza grandiosa na costa da Irlanda do Norte

  • 28/11/2017 em 22:09
    Permalink

    Ok, vi o recado no instagram. Hehehe
    Vou ver se consigo abrir os links no meu celular.

    Resposta
  • 27/11/2017 em 21:46
    Permalink

    Boa noite!
    Adorei o post, rico em detalhes, bem como, as fotografias, história e as maravilhosas sugestões.
    Sr. Sérgio deve ter maior orgulho de você, e, tenho certeza que ele quer muito mais fotos e muito mais posts de viagens.
    Vamos, lá Lena!
    Sei o quanto é difícil, mas, sei o quanto seu pai quer te ver bem, e, nós, fãs do seu blog, também.
    A-do-rei o blog, mas, eu não consigo abrir seus links do meu celular, somente no notebook, não sei qual o motivo.

    Resposta
    • 28/11/2017 em 21:31
      Permalink

      Olá, boa noite!

      Sua visita ao Viajando no Blog me traz muita alegria! É muito gostoso ter a sua companhia aqui e nas redes sociais!
      Eu agradeço pelo carinho das suas palavras e digo com certeza que permaneço tentando melhorar o conteúdo do Viajando no Blog, trazendo cada vez mais boas dicas de viagem, sugestões, ideias e imagens. Espero que você permaneça sempre por perto!

      Um abraço apertado!

      Lena Reis
      = Viajando no Blog =

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *