Por que eu fui à Noruega

Bandeira da Noruega
Bandeira da Noruega

Olá! Não sei quanto a vocês, mas eu não conheço muitas pessoas (conheço bem poucas, aliás!) que tenham viajado para a Noruega sem uma razão, digamos… consistente.

Spydeberg, Noruega
Spydeberg, Noruega

Diversas pessoas vão por demandas de trabalho, ou porque esse país da Escandinávia compunha um roteiro… eu fui porque… houve um “amor norueguês”. Até então (2010) pensar em ir para a Noruega era relativamente igual a pensar em ir à Marte, mas surgiu um norueguês, um relacionamento que seria de “idas e vindas”, e foi assim que conheci a Noruega (Oslo, Ski, Spydeberg, Moss, Askim).

Esta primeira foto é de Fev/2011 com uma temperatura próxima de -10ºC. A temperatura mais baixa que lá conheci foi -25ºC. Fui à varanda, respirei fundo, olhei à minha volta (eu nunca tive certeza de que veria algo igual outra vez na vida, e queria que todos os meus sentidos se aproveitassem daquela atmosfera). Essa temperatura é selvagem… mas foi com um vento cortante, enregelante e de colocar medo que eu queimei o rosto com a friagem, literalmente, em Akershus (cerca de -16ºC). Queimar a face com friagem dói e dói muito. Porém, só vi -25ºC em um único dia, e isso não durou mais que três horas.

Essa foi uma viagem muito ansiada (eu estava aqui, ele estava lá) e meu passaporte estava inválido há um milhão de anos. Eu, na condição de turista por período inferior a 90 dias não precisaria de VISTO (http://www.noruega.org.br/Servicos/Vistos/) mas de um passaporte, sim.

A despeito de haver um posto da Polícia Federal na minha vizinhança (sério, menos de um quarteirão de distância), o período entre providenciar e pagar taxas (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte) e efetivamente ter a cadernetinha de capa azul na mão – com aquela fotografia t-e-n-e-b-r-o-s-a !!! – foi grande, uma dificuldade imensa de agendar horários. Só consegui agendar passando madrugadas e madrugadas alerta no computador. E para visitar a Noruega como turista, simplesmente, até o nonagésimo dia você não precisará de um visto. Todas as situações diferentes desta pedem uma consulta aos links listados no fim do post.
Holmenkollen, Oslo, Noruega
Holmenkollen, Oslo, Noruega
Mais adiante passarei algumas informações pertinentes sobre viajar para a Noruega. Essa viagem gerou outras duas pequenas viagens: uma delas, à Dinamarca, foi bastante estranha – mas jamais por culpa da Dinamarca, e falarei um pouco sobre ela; e depois, uma viagem de 3, quase quatro dias a Londres, de que também falarei – e essa viagem foi ótima, mudou as recordações desta saída do Brasil, minha maneira de enxergar o mundo, me deu a certeza de que eu viajaria mais 🙂 e me fez pensar em, um dia… ter um… blog de viagem!!!!!

Devo dizer que entre Noruega, Dinamarca e Reino Unido foram 22 dias, mas que da Noruega eu realmente conheci pouco. E me locomovi, basicamente, de carro. Portanto, até posso  informar algumas coisas sobre transporte público, mas não é minha experiência pessoal, e sim a minha pesquisa aliada aos depoimentos de quem vive e viveu por lá.

A moeda do país é a CORÔA NORUEGUESA, internacionalmente expressa por NOK, e na data de hoje, 1 corôa norueguesa vale R$ 0,37. Comparando-se à libra esterlina, 1 NOK = £ 0,09 e se compararmos ao dólar americano, temos que 1 NOK = USD 0,16.Daí é possível depreender que não é tão rápido e nem tão fácil se familiarizar com a expressão dos preços na Noruega… é quando você vai ao mercado e descobre um frasco de amaciante de roupas a NOK 29,90 e uma pequena torta pronta de chocolate a NOK 139,00. Ou vai comer um sanduíche que custa… NOK 95,00. É caro? Sim, minha gente, a Noruega é muuuito cara. Abaixo, literalmente o que sobrou de minhas corôas norueguesas…
IMG_7926
IMG_7927
Noruega, tabela climática, retirada de http://www.guiaviagem.org/noruega-clima/#
 
A Noruega é um dos países que compõem a Área Schengen. 
 
> Embaixada do Brasil na Noruega: http://oslo.itamaraty.gov.br/pt-br/Main.xml
> Consulado da Noruega no Rio de Janeiro: http://www.noruega.org.br/
> Informações RELEVANTES sobre a Noruega, em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Noruega
 
O próximo post falará um pouco sobre Spydeberg, na Noruega.
Para encontrar hotéis nas proximidades de Ski, Spydeberg, Moss ou Askim, por favor vá até a caixa de buscas Booking.com ou clique aqui.
As melhores tarifas em passagens aéras para a Europa você encontra na KLM. É só clicar:
KLM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *