REINO UNIDO – Fatos

 

REINO UNIDO - BANDEIRA E BRASÃO

 

Neste blog, eu vou falar muito sobre Londres, por várias razões… a primeira, porque sou encantada com a cidade… não nego!  A segunda razão é que a Inglaterra, país do qual Londres é a capital, é um dos quatro países que compõem o Reino Unido – além da Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales são parte do Reino Unido – e falar de UK sem falar de Londres não existe. No momento em que este post está sendo escrito (novembro/14), conheço Londres muito mais do que outros localidades do Reino Unido, sendo essa a terceira razão. E, na realidade, quantas razões são necessárias para falarmos incessantemente sobre aquilo que a gente ama, não é mesmo???!!!!

Mas eu acho bacana contextualizar o lugar, compreendem?

http://www.infoplease.com/atlas/country/unitedkingdom.html
http://www.infoplease.com/atlas/country/unitedkingdom.html

O Reino Unido (UK – United Kingdom) é um país insular (uma ilha, minha gente!). Chamamos Grã-Bretanha à porção maior do Reino Unido, que corresponde a aproximadamente três quartos do Reino Unido, e que abriga a Escócia (cuja capital é Edimburgo), a Inglaterra (cuja capital é Londres) e o País de Gales (que tem Cardiff como capital). Fora da Grã-Bretanha está a Irlanda do Norte (Belfast é a capital). Não podemos esquecer dos 14 territórios britânicos ultramarinos (aqueles cujos territórios e circunscrições estão sob controle e soberania do Reino Unido).

Apenas a Irlanda do Norte tem fronteira terrestre com a República da Irlanda. A Escócia e o País de Gales, embora fortemente ligados às decisões governamentais oriundas do parlamento da Inglaterra (em amplo espectro: no que tange à política, saúde, economia, segurança, etc.) possuem suas próprias assembléias nacionais (seus parlamentos) com certa autonomia para legislar em seus territórios. O parlamento da Escócia legisla, inclusive, sobre questões fiscais.

O Reino Unido é uma monarquia constitucional, sendo a Rainha Elizabeth II  sua monarca (desde fevereiro de 1952) e Chefe de Estado. O sistema de governo é parlamentarista e o belíssimo Palácio de Westminster, em Londres, é a Casa do Parlamento.

O Parlamento ao fundo, o Tâmisa e eu num dia de chuva – Fevereiro/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *