Recife: foi quase um bate-e-volta

Mapa de Recife, Pernambuco - Google Maps em 30.06.15
Mapa de Recife, Pernambuco – Google Maps em 30.06.15

Em novembro de 2013 eu precisei ir até Recife para resolver uma demanda de trabalho.

Tratava-se de uma inspeção de material que aconteceria dentro de um estaleiro, e a empresa cliente da empresa para a qual eu trabalho tinha uma extensa área  de obras no Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca.

Um companheiro de uma outra empresa (a que realizaria a inspeção em si) foi comigo nessa viagem-relâmpago.

foto 2
Sobrevoando o Rio na saída…

 

foto 5.1
…ainda de dentro do avião…

 

 

foto 1.1

Como sabíamos que a chegada em Recife envolvia a locação de um carro e circular por caminhos que nem ele e nem eu conhecíamos – e eu não dirijo – quando reservei as passagens tive a preocupação de escolher um vôo que nos deixasse lá não muito tarde.

A oferta de vôos para Recife, partindo do Rio, é farta. Não tínhamos GPS, mas tínhamos meu Ipad, que nos ajudou.

foto 3.1
Sobrevoando…

foto 3

Voamos pela Gol em 12/nov/2013, saindo do Galeão às 15:50h (vôo 1452); às 17:53h aterrisamos no Aeroporto Internacional de Recife – Guararapes – Gilberto Freyre às 17:53h.

O Aeroporto Internacional de Recife fica próximo ao bairro de Boa Viagem, sendo o aeroporto de conexão para Fernando de Noronha, outro destino brasileiro cotadíssimo.

Além disso, é também a porta para quem quer chegar a e sair de Olinda, Porto de Galinhas ou Maragogi.

AEROPORTO1
Aeroporto Internacional de Recife – Guararapes – Gilberto Freyre

Azul, American Airlines, Gol, TAM, Avianca, TAP, Condor e Copa Airlines partem do Guararapes, chegam e fazem escala nele, cujo endereço é Praça Ministro Salgado Filho, s/nº – Imbiribeira – Recife.

Tão logo chegamos, alugamos um carro simples, mas que nos serviu muito bem, na Localiza;  uma van da Localiza nos “coletou” no Guararapes e nos “entregou” na imensa loja da Localiza que fica numa imensa avenida próxima ao aeroporto.

Antes de viajarmos, havíamos checado na internet e através do Google Maps e constatamos que nossos deslocamentos envolveriam uma distância considerável.

Fazer esses percursos de taxi era incerto quanto ao horário, e absurdo em termos dos valores que pagaríamos.

Alugar um carro foi, sem dúvida, a decisão mais acertada. Era um UNO, 1.0, simples e aguerrido, e com ar. O carro deu conta de nós muitíssimo bem.

À saída do aeroporto, os ônibus passam na frente do terminal de desembarque, mas há também, nas proximidades, uma estação do metrô. E lógico… há taxis também.

Quem vai usar o TIP – Terminal Interestadual de Passageiros, que fica na Várzea, deve saber que este é um bairro relativamente afastado da região mais turística de Recife.

Para ir da Boa Viagem a este terminal rodoviário, é possível usar ônibus (por exemplo, a linha 370 , que fará o trajeto num tempo maior) ou o metrô (utilizando as linhas Sul e Centro 1). Há uma estação de metrô acoplada ao terminal rodoviário.

Partindo do Rio de Janeiro, é possível chegar a Recife de ônibus ou mesmo dirigindo, mas, logicamente, torna-se uma viagem muito longa e enfadonha e cansativa para muitas pessoas. Até chegar em Recife, quando partimos de ônibus do Rio, outras cidades conhecidas fazem parte do trajeto, como São Mateus, Aracaju e Maceió, dentre outras.

Existem empresas de cruzeiros que incluem Recife em seu roteiro; porém, para a maior parte destas empresas, o tempo de parada na cidade tende a ser bem curto, então talvez essa não seja a alternativa ideal para quem está visitando pela primeira vez ou quer conhecer Recife mas detidamente. Mas, é claro, é sempre mais uma opção.

RECIFE – AH, COMO EU ESTAVA ERRADA…

Honestamente, eu não sei de onde tirei que Recife não era grande. É bem grande sim! E muito bacana!

Faz bastante calor e o clima é quente e úmido. Esse clima, somado às suas belezas naturais, estimula o turismo na região, sobremodo para as pessoas que são amantes das praias, dos esportes na água e de diversão ao ar livre.

Capital do estado de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil, Recife tem aproximadamente 220 quilômetros quadrados e é, depois de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – coincidentemente três capitais no Sudeste – a cidade brasileira mais populosa.

E um trânsito pesado! Na hora em que chegamos, à noitinha, e de manhã cedo, quando íamos entregar o carro alugado e voltar, pegamos MUITO TRÂNSITO.

Recife tem grandes atrativos turísticos, como as praias da Boa Viagem, Porto de Galinhas e Itamaracá, muito conhecidas dos turistas brasileiros e cada vez mais sendo conhecidas e admiradas também por turistas estrangeiros.

A Recife histórica tem pontos muito interessantes em sua rota – e é por isso que preciso voltar – o Marco Zero, a Rua do Bom Jesus, o Forte das Cinco Pontas, a Capela Dourada.

Se a intenção é estar bem pertinho do mar, seu hotel deve estar entre Boa Viagem e Pina, onde é generosa a oferta de bares e restaurantes, e onde há várias opções de transporte.

Uma informação bacana: a maior parte das atrações turísticas de Recife cobra apenas valores simbólicos por tickets/entradas, o que torna o passeio por lá bem viável com algum planejamento.

É turismo do bom, no Brasil, com valores que os brasileiros podem  desembolsar. Aliás, a verdade é que pode-se conhecer Recife com baixo, médio, alto ou exorbitante orçamento!

Nesta área, hotéis nas ruas internas, aquelas que não estão exatamente de frente para a orla, podem ser uma alternativa mais econômica de hospedagem.

Além disso, para aproveitar de verdade o mar e as piscinas naturais, é possível dirigir-se pela orla ao sul de Pernambuco, chegando às praias de Carneiros e Porto de Galinhas.

Estaleiro
Dia lindo, quentíssimo, e eu, por estar trabalhando dentro do estaleiro, de calça, camisa de manga longa, capacete com jugular e botina com meia. Aff…

Finalizamos o nosso trabalho no dia 13/novembro, e retornamos ao Rio de Janeiro no vôo 1285, também da Gol, às 09:21h.

Esse vôo fez uma escala de aproximadamente uma hora no Aeroporto de Guarulhos, e nos trouxe então para o Rio de Janeiro, no Galeão, chegada às 15:20h – véspera do feriado da Proclamação da República, e o Rio de Janeiro estava simplesmente cáotico.

Para vocês terem uma idéia, do Galeão até Niterói levei de carro o MESMO TEMPO que levei de avião do Recife até o Rio. É mole?

No próximo post, onde nós nos hospedamos e um atrativo muito especial de Recife.

É um prazer receber você, viajante, aqui neste espaço!

Saiba que quando você adquire seus produtos e serviços de viagem através de nossas afiliações, uma pequenina comissão é destinada ao desenvolvimento e manutenção deste espaço e da agência de viagens. Muito obrigada por isso!

Produtos e serviços adquiridos através destas afiliações tem suporte ofertado por cada uma das empresas afiliadoras, não havendo interferência ou ação de Viajando com Lena Reis ou Design de Viagem by Lena Reis.

AGÊNCIA DE VIAGEM AGÊNCIA DE VIAGEM: Quer conversar com um profissional sobre seus planos de viagem? Gostaria de contar com a assessoria e consultoria de um profissional para construir seus melhores planos para aquela viagem maravilhosa, com atendimento remoto ou presencial? Quer roteiros personalizados pela Irlanda e Irlanda do Norte que cabem no seu sonho e no seu orçamento? Então você precisa de uma agência e de um consultor de viagens! Através de Celular/WhatsApp 21 97485-4206 e do e-mail contato@designdeviagem.com, você agenda o seu momento exclusivo e personalizado de atendimento. Vamos conversar sobre a sua viagem?

DICAS IMPORTANTES PARA PLANEJAR SUA VIAGEM

HOTÉIS PELO MUNDO: Quer muita variedade na escolha de sua hospedagem? Booking.com é o seu lugar! Booking.com oferece inúmeras opções para os mais diversos orçamentos, a maioria das propriedades não exige pagamento no ato da reserva e você ainda pode escolher onde se hospedar conforme a política de cancelamento de cada propriedade. Uma excelente plataforma para reservar seu hotel, pousada, resort ou casa de temporada. Saiba mais clicando aqui!

SEGURO VIAGEM: Leitores do blog podem ter desconto no seguro viagem, sabia? Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem mais adequado às suas necessidades, com o melhor preço. Leitores do blog tem, além da possibilidade de desconto, parcelamento no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Clique e garanta uma viagem segura!

PASSAGENS AÉREAS: Um meta-buscador que reúne as principais companhias aéreas para facilitar sua viagem. Procura passagens aéreas? A Passagens Promo sempre tem ofertas para destinos nacionais e internacionais. Não perca o embarque. Clique e reserve!

PASSEIOS E ATRAÇÕES: Imagine viajar com os tickets das atrações já reservados, com as confirmações em seu e-mail, mobile ou em papel, mesmo antes de chegar ao destino? Com a GetYourGuide e a Viator suas experiências de viagem serão incríveis. Opções de transfers, passeios, ingressos, tickets e parques no Brasil e no mundo. Clique, confira, descomplique!

VIAJE CONECTADO: O melhor chip internacional. Compre no site, receba no endereço desejado ou retire em um dos parceiros mais próximos a você. Parcele seu chip em até 5x no cartão de crédito. Esta é uma das melhores opções para conexão 4G em viagens internacionais.

AMERICA CHIP: Esta é outra excelente alternativa para comprar um chip de viagem internacional. Os planos de internet ilimitada para viagem te acompanham em todo lugar. Este é um dos chips internacionais com a melhor conexão 4G Ilimitada e menor preço da Europa. As melhores operadoras, com preços bem atraentes. Entregas no Brasil com atendimento em português.

El Quarto: Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, El Quarto é parte do grupo Tango Bravo, há mais de 20 anos operando no Turismo. Trata-se de um potente motor de busca de hospedagens, para todos os estilos de viagem e todos os orçamentos. Conheça e encontre a melhor hospedagem para você.

MOBILITY: Pensou em veículos, pensou Mobility! Locação de veículos de passeio, motor-homes, motocicletas, veículos de alto padrão, minivans, vans, microônibus, ônibus, blindados e até condutores privativos – você acha tudo isso aqui. Encontre e compare os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos, em 40.000 localidades.

CLICKBUS: O mais famoso buscador-comparador de passagens aéreas que existe no mercado. Desde 2013 ClickBus coloca os viajantes nas estradas, ganhando o mundo e conquistando destinos. Vá de ônibus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.