Belfast: por que você deve visitar a cidade

Quando planejei IrlandaS 2017, fiz muito bem em incluir, sem nenhuma hesitação, Belfast no roteiro. Em Novembro de 2015, quando passei a jato pela cidade, estimei mal o tempo, subestimando o local e ficando apenas dois dias em Belfast.

Condados ou counties da Irlanda do Norte
Condados ou counties da Irlanda do Norte

Mas esses dois dias foram uma boa amostra, porque já sabia, ao voltar daquela viagem, que se tivesse a chance de voltar à Irlanda do Norte, Belfast mereceria um tempo maior e mais exploração.

E agora em Maio/17, sendo a primeira cidade que visitei dentro do Projeto IrlandaS 2017, Belfast me  deu dias muito gostosos de viagem: temperatura agradável, uma cidade que só me surpreendeu positivamente e a chance de conhecer seus cantos e encantos sem correria.

 

Botanic Gardens, em Belfast
Botanic Gardens, em Belfast

 

Belfast, capital da Irlanda do Norte, tem a maior parte de sua área no Condado de Antrim, inclusive sua área central; algumas áreas a leste e ao sul estão no Condado de Down.

Moderna, arejada e muito bem cuidada, teve no passado sua base econômica nas indústrias de tecidos, processamento de tabaco e construção de navios.

Casas em Belfast
Casas em Belfast

As informações que se referem aos dados populacionais não são de fácil interpretação e nem tão fáceis de encontrar.

Consultando os dados e comparativos estatísticos em NINIS – Northern Ireland Neighborhood Information Service, e também em NISRA – Northern Ireland Statistics and Research Agency, depreende-se que hoje a população da cidade de Belfast ultrapasse os 340.000 habitantes.

A história de Belfast, assim como de muitas outras cidades da Ilha Esmeralda, é costurada entre períodos de sucesso e desenvolvimento social e econômico, conflitos sectários de natureza religiosa e política, guerras, divisões e novas uniões, e até mesmo uma força armada com status de grupo terrorista, o IRA.

E acreditem: está tudo impresso na cidade. Os livros contam, e alguns bairros ainda divididos e todas as manifestações visuais encontradas na cidade testemunham o impacto dos fatos históricos.

Uma das ruas de comércio em Belfast
Uma das ruas de comércio em Belfast

Seu crescimento e reconhecimento industrial e comercial se deram notadamente nos séculos 18 e 19, inclusive sobrepondo-se a Dublin neste aspecto em particular, durante algum tempo.

Porém, na atualidade, e com total consciência de sua identidade social, econômica e cultural, Belfast é uma cidade muito bem estruturada e  que já tomou certa distância de sua conturbada e acidentada história, no que diz respeito aos eventos históricos que a assolaram no passado.

Mas saiba que como toda cidade deste porte, em quase qualquer lugar do mundo,  haverá crimes: assaltos, roubos de veículos, tráfico de drogas, violência doméstica. Contudo, se você mora no Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro, em São Paulo, Salvador, Niterói … acredite em mim, você sequer vai ver quando esses fatos ocorrerem.

Existe criminalidade sim, mas não existe a violência ofensiva com a qual muitas vezes nos vemos obrigados a encarar, por aqui.

O belo Hotel Europa, de importância histórica
O belo Hotel Europa, de importância histórica

Seu sistema de transportes públicos funciona, você só precisa estar familiarizado;  possui duas universidades muitíssimo bem conceituadas, a Ulster University e a lindíssima Queen´s University Belfast, além de diversas boas escolas para os diversos ciclos de estudo, e diversas bibliotecas.

Futebol, rugby e hóquei no gelo se destacam sobre as demais modalidades esportivas. E Belfast tem em seu currículo um fato que, querendo ou não, a destaca na Irlanda do Norte: em Belfast o navio Titanic foi contruído, por Harland and Wolff Shipbuilders.

Libras esterlinas com vários layouts!
Libras esterlinas com vários layouts!

Belfast é a casa de importantes players da comunicação, como os jornais Belfast Telegraph e Irish Nwes, a rede de TV BBC Northern Ireland, os canais ITV e UTV.  Além de ser cenário de algumas produções para cinema e televisão, Belfast tem seu evento de cinema, o Belfast Film Festival.

Como todas as principais cidades da Ilha Esmeralda, há um rio importante para a cidade, e em torno do qual ela se desenvolveu: o Lagan. Belfast também possui um porto bastante ativo nas atividades de exportação e importação. A cidade é servida por dois aeroportos: um, mais próximo do centro de Belfast, é o George Belfast City Airport;  e a 24km a oeste da cidade, está o Belfast International Airport.

Pub/restaurante em Belfast
Pub/restaurante em Belfast

Suas áreas postais ou códigos postais são expressos por Belfast BT1 (até BT7) e BT9 a BT15.

A população de Belfast divide-se  primariamente entre protestantes e católicos, e depois, em um número infinitamente maior, em diversas outras denominações religiosas.

Como a cidade já consegue olhar com certo distanciamento para seus inúmeros conflitos históricos, ocorridos até um passado bem recente, cada vez mais Belfast consegue se firmar como um destino turísticos, com seus lindíssimos jardins, praças e monumentos, comércio variado, desenvolvido e bem estruturado, arquitetura muito charmosa, vida noturna, restaurantes e muitas atrações culturais e esportivas.

Trânsito em Belfast, nas proximidades da Queen´s University
Trânsito em Belfast, nas proximidades da Queen´s University

De fato, Belfast tem hoje uma miríade de serviços, produtos e atrativos que não deixam a desejar, quando comparamos Belfast a outras cidades de mesmo porte. Oferece, ainda, a possibilidade de várias viagens do tipo bate-e-volta dentro da Irlanda do Norte, além de ferries para locais próximos. E tem empresas do porte, por exemplo, da Short Brothers PLC, que todos nós conhecemos mais como… Bombardier!

Uma entrada diferente e charmosinha... num restaurante em Belfast
Uma entrada diferente e charmosinha… num restaurante em Belfast

Nesta segunda vez em Belfast, onde passei 9 dias (contra 2,5 dias da primeira viagem), saí com a impressão de que a cidade é ótima para os locais e para quem a visita. Ah! Use libras esterlinas como moeda local.

Considere que o clima é temperado, ou oceânico, com temperaturas que não deverão descer de 5ºC ou passar de 25ºC ao longo do ano. Mas por favor lembre-se que aqui estamos falando de médias e que é sempre prudente consultar a previsão meteorológica do seu destino enquanto planeja a sua viagem.

Belfast faz parte da Irlanda do Norte e esta do Reino Unido, então espere a terminação .uk ao navegar na internet; para a telefonia, o código de Belfast é 028. Duas línguas principais, inglês e irlandês, são faladas em Belfast. Há poucos falantes de Ulster Scots. A língua não nacional mais falada é o polonês, seguida do lituano, chinês e árabe.

No centro de Belfast, o escritório de turismo pronto para receber e orientar as pessoas que visitam a cidade
No centro de Belfast, o escritório de turismo pronto para receber e orientar as pessoas que visitam a cidade

Virão aí muitas dicas sobre Belfast: programas, alimentação, transportes… tudo para você planejar sua visita à cidade!  Pesquise e reserve sua hospedagem pela Booking.com;  clique aqui para pesquisar e comprar suas passagens aéreas;  e o importantíssimo seguro viagem você cota e contrata aqui!

4 comentários em “Belfast: por que você deve visitar a cidade

  • 16/07/2017 em 23:42
    Permalink

    Muito bom Lena! A princípio irei passar um final de semana em Belfast mês que vem, mas estou pensando se volto pra Irlanda do Norte no final da viagem…

    Resposta
    • 17/07/2017 em 7:17
      Permalink

      Olá, bom dia!
      Feliz demais com a sua visita!
      Olha, Carol, Belfast merece uns 4 dias de visita sim, se for possível, volte!
      Mais adiante vou contar aqui no Viajando no Blog sobre uma outra cidade, chamada Londonderry (ou Derry, para alguns) que também merece uns três dias do seu roteiro.
      Um beijo,

      Lena Reis
      = Viajando no Blog =

      Resposta
  • 16/07/2017 em 16:04
    Permalink

    Muito bom! Quero conhecer um dia! Parece ser muito tranquila e boa de se perder. Aguardando as próximas dicas 😊😚

    Resposta
    • 16/07/2017 em 21:32
      Permalink

      Minha querida Tonin,
      Um luxo ter sua visita aqui no Viajando no Blog!
      Sim, Belfast merece a atenção do turista brasileiro e as próximas dicas aqui no espaço facilitarão a vida de quem quiser montar um roteirinho incluindo a cidade.
      Um beijo,

      Lena Reis
      = Viajando no Blog =

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *