Titanic Belfast Experience: muito melhor do que você imagina!

Cometer um pré-julgamento… quem nunca? Titanic Belfast Experience foi um destes equívocos: sem ter visitado ainda e não tendo muitas informações sobre a atração, eu imaginava que seria algo “cata-turista”: caro, sem graça, “zero” educativo.

Titanica, por Rowan Gillespie
Titanica, por Rowan Gillespie

E a melhor coisa é que… eu estava enganada! Agora, após visitar Titanic Belfast Experience, digo que é uma experiência histórica e visualmente interessantíssima, o tipo de programa que, quando em Belfast, você deve realmente fazer!

Já inicio me desculpando pelas fotografias que não ficaram muito boas. Eu não soube adequar a configuração das câmeras ao ambiente de meia-luz, e as poucas fotos que aqui estão não são lá de primeira grandeza.

Painéis com informações que caracterizam a Belfast da época da construção do Titanic
Painéis com informações que caracterizam a Belfast da época da construção do Titanic

Em compensação, teremos um videozinho no final do post!

Então, quando planejar sua ida a Belfast, por favor reserve cerca de duas horas de seu dia para constatar in loco tudo que vou te contar aqui – você não vai se arrepender!

O RMS Titanic foi um navio construído em Belfast, na Irlanda do Norte, e operado pela White Star Line. O navio foi um projeto de Alexandre Carlisle e Thomas Andrews, engenheiros navais britânicos que trabalhavam para o Estaleiro Harland and Wolff.

Réplica dos famosos portões do Estaleiro Harland and Wolff
Réplica dos famosos portões do Estaleiro Harland and Wolff

A construção desta embarcação teve início em 1909 no Harland and Wolff em Belfast e, em 1911, com o casco finalizado, foi posto na água e levado até uma doca próxima onde, em 1912, foi finalizado.

O transatlântico da classe Olympic deixou Southampton, na Inglaterra (onde a maior parte dos passageiros ingressou) em direção a Cherbourg, na França, e então Cobh, na Irlanda, antes de partir para seu destino nos Estados Unidos: a cidade de Nova York.

Maquete do Titanic - vista de pertinho é um trabalho detalhado, encantador
Maquete do Titanic – vista de pertinho é um trabalho detalhado, encantador

Neste momento, a embarcaçao tinha mais de 2200 pessoas a bordo, sendo 913 tripulantes.

No dia 14/Abril de 1912, o Titanic se chocou contra um iceberg e teve seu casco “rasgado”, o que fez com que um imenso volume de água entrasse no navio, volume esse bem superior ao que suas bombas poderiam drenar.

Agora sabemos que...
Agora sabemos que…

Com os compartimentos, caldeiras e maquinário da embarcação completamente inundados, e depois de uma rachadura ao meio, entre a terceira e a quarta chaminés da embarcação, afundar foi uma questão de horas. Titanic afundou completamente no Atlântico Norte.

Mais de 1500 pessoas perderam suas vidas nesse trágico acidente. Usando este link, você acessará uma página que fala das diversas versões de cinema para esse fatídico acontecimento.

...não haveria botes para todos...
…não haveria botes para todos…

 

TITANIC QUARTER, ou QUARTEIRÃO TITANIC, em Belfast

Trata-se de uma ampla área em Belfast que já há alguns anos volta-se inteiramente para a temática “Titanic”: aqui você encontra marcos marítimos históricos, estúdios de cinema, instalações educacionais, prédios de apartamentos, parques de ciência conveniados às duas principais universidades da Irlanda do Norte, hotéis e restaurantes.

Um close da escultura Titanica
Um close da escultura Titanica

Nesta área, será possível ver os famosos guindastes Sansão e Golias, e os acessos para o SS Nomadic (do qual falaremos em breve) e as docas Clarendon. Atenção: seu ingresso abrange também a visita ao SS Nomadic!

Ao descer do ônibus (informações sobre como chegar estarão no fim deste post) em Titanic Quarter, você caminhará de 5 a 7 minutos até Titanic Belfast Experience.

O prédio de Titanic Belfast Experience: ousado, inesquecível e diferente de tudo que já vimos antes...
O prédio de Titanic Belfast Experience: ousado, inesquecível e diferente de tudo que já vimos antes…

 

TITANIC EXPERIENCE

Titanic Experience ocupa agora a área anteriormente ocupada por parte do Estaleiro Harland and Wolff. E durante sua visita ao Titanic Belfast, você terá inúmeras informações audiovisuais sobre o período pré-construção, estendendo-se até o período pós-naufrágio.

Há muito o que ver, ouvir, ler e apreciar! E caso você tenha alguma dificuldade com o inglês mas domine qualquer destes outros idiomas – francês, espanhol, alemão, italiano, mandarim, polonês – há guias multimídia portáteis disponíveis na desk de atendimento por £ 3,00.

 

Saguão de entrada
Saguão de entrada

Os guias multimídia oferecem uma “percepção” verbal e visual orientada para a experiência e oferecem informações adicionais que não são exibidas nas galerias, dando à experiência um toque mais pessoal.

Além dos guias em idiomas, há mais um personalizado para atender às necessidades dos deficientes visuais.  Os guias também incluem linguagem de sinais britânicos em sua mais nova versão.

O prédio é um destaque na paisagem, sem dúvida alguma, em função de ser arquitetonicamente tão ousado quanto o navio foi, à sua época.

O interior do prédio é também muito peculiar
O interior do prédio é também muito peculiar

Aberto ao público em março de 2012, ou seja, um século após o primeiro lançamento ao mar da embarcação, suas 9 galerias, em 6 pavimentos, exibirão reproduções de conversas, filmes, correspondências em papel, mensagens em morse, muitos elementos originais como louças, cardápios, objetos de decoração e utilitários do navio além de maquetes da embarcação.

Titanic e a sua famosa escada...
Titanic e a sua famosa escada…

Você também encontrará reproduções magníficas das cabines de 1ª, 2ª e 3ª classe. Ouvirá músicas e sons da época. Terá contato com o vestuário dos tripulantes e dos passageiros, e se espantará com a quantidade de guardanapos (em tecido) e lençóis de que o Titanic dispunha!

 

Como chegar lá partindo do Centro de Belfast?

Por favor, veja o mapinha abaixo:

 

Super simples: Em Donegall Square North (que é a rua da entrada principal da Prefeitura de Belfast) você pegará os ônibus 26, 26A ou 26B, e em não mais que 15 minutos, você descerá nas proximidades de Titanic Experience. Não será possível enganar-se, porque você verá de longe o esplêndido prédio! Essa tarifa será de £ 3,10 (ida). Caso queira voltar ao Centro de Belfast de ônibus, a linha a tomar é a mesma, e o valor a pagar também.

Você poderá fazer este trajeto caminhando, o que levará cerca de 27-30 minutos. Se sua disposição permitir, faça esse trajeto a pé e vá conhecendo tudo de bonito que há pelo caminho. Belfast é uma cidade muito interessante!

Sansão e Golias
Sansão e Golias

Titanic Belfast Experience fica no seguinte endereço: 1 Olympic Way, Queens Road – Titanic Quarter – Belfast BT3 9EP – Irlanda do Norte. O telefone de lá é +44 (0)28 9076 6386, e você pode comprar seus tickets online utilizando este link aqui.

Quanto? £ 18,00 para adultos;  £ 8,00 para pessoas entre 5 e 16 anos; para estudantes, desempregados e pessoas acima de 60 anos de idade, o valor é £ 14,50;  e para crianças de cinco anos ou menos, a entrada é gratuita. Nos meses de Janeiro até Março, e também entre Outubro e Dezembro, o horário de funcionamento vai de 10 até 17 horas;  em Abril, Maio e Setembro, o horário de funcionamento vai de 9 até 18 horas;  nos meses de Junho e Julho, o horário é de 9 às 19 horas;  e em Agosto, Titanic Belfast Experience pode ser visitado entre 9 e 20 horas.

 

A história do Titanic é mais do que você conhece pelos filmes, portanto programe sua visita e saiba mais sobre o navio mais famoso do mundo!

 

Com essa arquitetura, Titanic Belfast Experience não passa despercebido!
Com essa arquitetura, Titanic Belfast Experience não passa despercebido!

 

 

Pensando em visitar Belfast, na Irlanda do Norte? Pesquise e reserve sua hospedagem pela Booking.com;  clique aqui para pesquisar e comprar suas passagens aéreas;  e o importantíssimo seguro viagem você cota e contrata aqui!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *