Niterói festeja o seu santo padroeiro

Na cidade de Niterói, onde nasceu esta blogueira, comemora-se no dia de 24 de Junho o dia de São João Batista, padroeiro da cidade. Segundo o que aprendemos na  formação católica, em 24 de Junho nasceu João Batista, filho de Isabel e Zacarias, primo de Jesus Cristo.

No Centro de Niterói está a Catedral de São João Batista, ou Catedral Metropolitana de Niterói,  e nessa data uma programação especial é oferecida aos fiéis. Além disso, em volta da catedral, acontece uma quermesse simples, mas alegre e colorida, que deixa Niterói com um arzinho – bastante saudável, aliás – de cidade do interior. Essa quermesse é preparada com carinho e cuidado pelos paroquianos, para os paroquianos e para a comunidade.

O website oficial da Arquidiocese de Niterói nos fornece as seguintes informações sobre belo templo:

“Foi a Capela Curada de Carri, Carahy ou Icarahy, que deu origem à atual Paróquia de São João Batista, em Niterói. Esta Capela foi fundada em 1660…  Mais tarde esta capela foi ampliada de uma capela-mór, para aí se colocar a imagem de São João Batista.

No ano de 1744, ficou concluída a obra, sendo então transferida para lá a imagem do Santo Padroeiro e a pia batismal no dia 28 de dezembro. A paróquia havia sido criada por Alvará de 18 de janeiro de 1696… Com a criação da Vila Real da Praia Grande a 1º de maio de 1819, projetou-se construir uma nova Matriz.

Foi Manoel Rodrigues Carvalho, conhecido por “Manoel Arqueiro” quem conseguiu que o Brigadeiro Manoel Alves da Fonseca Costa e sua mulher fizessem a doação do terreno, o que verificou a 29 de março de 1821. 

A construção da atual igreja iniciou-se a 2 de março de 1842, por iniciativa do Marquês do Paraná, Presidente da Província, que solicitou recursos à Assembléia Legislativa.

As obras ficaram paralisadas durante oito anos e somente em 1854 pode ser utilizada. Em 23 de junho desse ano transladou-se a imagem do Padroeiro da velha Matriz para a nova, ato muito concorrido que contou com a presença do Imperador e da Imperatriz. A anterior, colocada no atual Jardim Pinto Lima, foi posta a baixo. O projeto da construção é do engenheiro Rivière. Até hoje conserva o seu aspecto primitivo. Foi elevada à dignidade de Catedral por Decreto de 25 de fevereiro de 1908.

Em 1929, foi decorada internamente pelo artista italiano Colossi… A eletricidade foi inaugurada em 1911. O atual altar-mór foi inaugurado a 26 de julho de 1942 por Dom José Pereira Alves… Finalmente, a última grande reforma, sob a orientação do Padre Wallace Dahan, deu-se em várias etapas: (1) em 2008 a reforma da Sacristia, (2) em 2010 a reforma do Presbitério, (3) em 2012 a reforma da nave central, Capela do Santíssimo Sacramento e anexo contendo a cripta mortuária.”

Para quem já mora em Niterói, essa comemoração não é desconhecida, embora muitos niteroienses ainda não tenham visitado o Jardim de São João e nem a própria catedral, em nenhum momento do ano. Para os religiosos católicos e fiéis de São João Batista, esse é um festejo especial no calendário.

A programação desta comemoração começou cedo, às 8h o dia com missa que se repetiu às 9h30 e às 11h, seguida do tradicional almoço com Angu à Baiana. Às 14h e às 15h30 também houve missa. Às 17h, missa solene presidida pelo Arcebispo Dom José Francisco. Na sequência, acontece a tradicional procissão de São João Batista pelas principais ruas do Centro.

QUERMESSE 1

Quanto a quermesse, tudo o que é necessário estava lá: as pessoas que movimentam a paróquia, as brincadeiras para as crianças, e todas aquelas comidinhas e belisquetes que todos nós adoramos: angu, caldos diversos, canjica doce (ai, ai…), pastéis e bolinhos fritos, tapiocas doces e salgadas, sorvetes, cachorro quente, refrigerantes, refrescos…

Barracas com lembrancinhas religiosas também fazem parte desse cenário, que é simples, alegre e bonito. Até mesmo para uma niteroiense bem acostumada à sua cidade!

CATEDRAL METROPOLITANA DE NITERÓI/Catedral de São João Batista
Rua São Pedro, s/nº – Centro – Niterói – Tel.: +55 21 2620-2529
Missas:
Segunda: 18:30h
Terça a Sexta: 07:00h, 12:15h e 18:30h
Sábado: 16:00h e 18:00h
Domingo: 07:00h, 10:00h e 18:30h.

 

Deseja hospedar-se em Niterói? Encontre as melhores opções de hospedagem em Niterói através da Booking.com, Hoteis.com ou TripAdvisor,

2 comentários em “Niterói festeja o seu santo padroeiro

  • 25/06/2016 em 0:05
    Permalink

    Lindo post amiga, história bacana! Saudades de Niterói…

    Resposta
    • 25/06/2016 em 17:17
      Permalink

      Marcia, boa tarde,

      Muito feliz com a sua visita ao blog. Niterói também sente saudades de vocês!

      Um beijo,

      Lena Reis
      = Viajando no Blog =

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *