Museu Nacional da Irlanda: imperdível complexo de museus em Dublin

The National Museum of Ireland, ou Museu Nacional da Irlanda, é uma antiga e muito bem administrada organização, inicialmente estatal, composta de 4 museus na cidade de Dublin.

Fundado em agosto de 1877 por um ato do Parlamento, o  museu – à época somente UM museu –  era responsabilidade do Departamento de Ciência e Arte, o mesmo que administrava os museus em South Kensington, Londres.

A transferência de valiosas coleções privadas (por exemplo, do Trinity College de Dublin e da Real Academia Irlandesa, bem como o apoio estatal, permitiram a construção de uma nova instalação (um novo prédio) na Kildare Street, aberto ao público em 1890, para abrigar parte deste acervo.

Este primeiro museu abrigava relíquias irlandesas e uma coleção etnogeográfica, e dentre muitas peças de elevado valor histórico, podemos mencionar o Broche de Tara e o Cálice de Ardagh. Com o passar dos anos, peças e obras foram recolhidas, separadas por sua natureza, catalogadas e tremendamente bem cuidadas, enriquecendo o acervo da instituição.

Evoluindo: Kildare Street

Neste segundo prédio contruído, na Kildare Street, os mais variados artesanatos e obras de menores dimensões  irlandesas, inglesas e continentais foram exibidos, e o apoio do Estado permitiu, além de financiamento estável para a manutenção destas instalações, um intercâmbio com outros museus em Londres e Edimburgo, o que, claro, beneficiou a todas as partes.

As coleções cresceram com material adquirido através da compra, doação pública e aquisições estatais de obras e coleções dispersas pelos museus de Londres.

Catálogos foram preparadas por especialistas em várias disciplinas e impressos na própria gráfica do Museu.

Em 1900, o controle destes estabelecimentos passou ao Departamento de Agricultura e Instrução Técnica e em 1908 seu nome foi mudado de Museu de Arte e Ciência de Dublin para  Museu Nacional de Ciência e Arte.

Em 1921, o nome da instituição foi mudado outra vez para Museu Nacional da Irlanda. Este é o nome que perdura.

Após a fundação do Estado Livre em 1922, os edifícios antigos que pertenciam a Royal Dublin Society, a Leinster House (que tinham sido transferidos para a propriedade do Estado, juntamente com coleções do museu à época em que foi criado 1877) foram escolhidos para abrigar o novo Parlamento (Dáil).

Nesse momento, era necessário gerar espaço para as atividades e instalações do Estado, e algumas das galerias de exposição em Kildare Street foram ocupadas para este fim.

Ao prédio do Museu de História Natural foi dada uma nova entrada  diretamente para a Merrion Street, e mais alguns pequenos arranjos arquitetônicos foram feitos para que o prédio, em seu interior e em sua fachada, permanecesse harmônico.

os-quatro-museus

 

A responsabilidade sobre o museu passa então ao Departamento de Educação, em 1924; em 1984 foi transferido ao Taoiseach´s Department (Parlamento) e, em 1993, para o novo Departamento de Arte, Cultura e Gaeltacht (mais tarde Departamento de Artes, do Patrimônio, Gaeltacht e Ilhas).

Gaeltacht abrange todas as áreas da Irlanda em que o irlandês é reconhecido como idioma predominante. E atenção: irlandês e gaélico não são o mesmo idioma!

Em 2002, o Departamento de Artes, Desporto e Turismo passa a ser o controlador, administrador e responsável pela vida dos museus.

Chegamos ao século 20

Já no século 20, as grandes preocupações do Museu Nacional da Irlanda  foram a aquisição de espaço suficiente para a exposição e armazenamento das suas coleções, bem como a seleção e contratação de  pessoal qualificado, tão importante para a curadoria e cuidados com as  coleções e a prestação de serviço público adequado.

Oportunidades para novas instalações surgiram na sequência de uma decisão do Governo em 1988 para fechar Collins Barracks, em Dublin.

O complexo começou em 1702 como “The Barracks”,  mudou no início do século 19 para  ‘Royal Barracks “, e foi renomeado Collins Barracks em 1922, quando foi tomado pelo governo do Estado.

Os edifícios originais foram projetados pelo coronel Thomas Burgh e o complexo, que inclui edifícios dos séculos 18 e 19, foi alojamento de tropas militares por mais de duzentos anos.

A partir de 1994 o Museu Nacional da Irlanda poderia dispôr destas instalações e a primeira exposição neste novo local aconteceu em 1997.

O Museu da Vida no Campo, também chamado de Museu do Interior,  é o mais afastado da Dublin Central,  foi aberto em Turlough Park, Condado de Mayo.

Turlough Park House e  seus jardins abrigam coleções nacionais que se referem a Irish Folklife, ou à vida interiorana na Irlanda, com tudo o que ela tem de mais enraizado; as coleções desse museu são voltadas  ao artesanato tradicional e à vida cotidiana na Irlanda rural no século, desde a Grande Fome.

national-museum-of-ireland-four-figures

Todos os prédios, instalações e acêrvos atravessaram algumas modificações em suas estruturas  e sistema de governança, na década de 1990. Um conselho interino foi nomeado em 1994 para supervisionar o desenvolvimento de Collins Barracks  e para enfrentar os desafios envolvidos nos projetos dos quatro museus, como um todo.

Na atualidade, os quatro museus que compõem o Museu Nacional da Irlanda são entidades sem fins lucrativos e comerciais, com apoio financeiro do Estado e da iniciativa privada, irlandesa e internacional.

Dos quatro museus, eu conheci em parte dois deles, que são o Museu de Arqueologia e o Museu de Artes Decorativas e História.

Cada um deles vai merecer um post detalhado, e por hora, o que recomendo é que, se você está planejando uma visita à Irlanda, por favor reserve algum tempo para visitar cada um destes museus.

É a Irlanda contada, ilustrada, documentada de uma maneira encantadora.

tabela-national-museum-of-ireland

Imagens extraídas de www.museum.ie, utilizadas com licença da instituição.

 

É um prazer receber você, viajante, aqui neste espaço!

Saiba que quando você adquire seus produtos e serviços de viagem através de nossas afiliações, uma pequenina comissão é destinada ao desenvolvimento e manutenção deste espaço e da agência de viagens. Muito obrigada por isso!

Produtos e serviços adquiridos através destas afiliações tem suporte ofertado por cada uma das empresas afiliadoras, não havendo interferência ou ação de Viajando com Lena Reis ou Design de Viagem by Lena Reis.

AGÊNCIA DE VIAGEM AGÊNCIA DE VIAGEM: Quer conversar com um profissional sobre seus planos de viagem? Gostaria de contar com a assessoria e consultoria de um profissional para construir seus melhores planos para aquela viagem maravilhosa, com atendimento remoto ou presencial? Quer roteiros personalizados pela Irlanda e Irlanda do Norte que cabem no seu sonho e no seu orçamento? Então você precisa de uma agência e de um consultor de viagens! Através de Celular/WhatsApp 21 97485-4206 e do e-mail contato@designdeviagem.com, você agenda o seu momento exclusivo e personalizado de atendimento. Vamos conversar sobre a sua viagem?

DICAS IMPORTANTES PARA PLANEJAR SUA VIAGEM

HOTÉIS PELO MUNDO: Quer muita variedade na escolha de sua hospedagem? Booking.com é o seu lugar! Booking.com oferece inúmeras opções para os mais diversos orçamentos, a maioria das propriedades não exige pagamento no ato da reserva e você ainda pode escolher onde se hospedar conforme a política de cancelamento de cada propriedade. Uma excelente plataforma para reservar seu hotel, pousada, resort ou casa de temporada. Saiba mais clicando aqui!

SEGURO VIAGEM: Leitores do blog podem ter desconto no seguro viagem, sabia? Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem mais adequado às suas necessidades, com o melhor preço. Leitores do blog tem, além da possibilidade de desconto, parcelamento no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Clique e garanta uma viagem segura!

PASSAGENS AÉREAS: Um meta-buscador que reúne as principais companhias aéreas para facilitar sua viagem. Procura passagens aéreas? A Passagens Promo sempre tem ofertas para destinos nacionais e internacionais. Não perca o embarque. Clique e reserve!

PASSEIOS E ATRAÇÕES: Imagine viajar com os tickets das atrações já reservados, com as confirmações em seu e-mail, mobile ou em papel, mesmo antes de chegar ao destino? Com a GetYourGuide e a Viator suas experiências de viagem serão incríveis. Opções de transfers, passeios, ingressos, tickets e parques no Brasil e no mundo. Clique, confira, descomplique!

VIAJE CONECTADO: O melhor chip internacional. Compre no site, receba no endereço desejado ou retire em um dos parceiros mais próximos a você. Parcele seu chip em até 5x no cartão de crédito. Esta é uma das melhores opções para conexão 4G em viagens internacionais.

AMERICA CHIP: Esta é outra excelente alternativa para comprar um chip de viagem internacional. Os planos de internet ilimitada para viagem te acompanham em todo lugar. Este é um dos chips internacionais com a melhor conexão 4G Ilimitada e menor preço da Europa. As melhores operadoras, com preços bem atraentes. Entregas no Brasil com atendimento em português.

El Quarto: Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, El Quarto é parte do grupo Tango Bravo, há mais de 20 anos operando no Turismo. Trata-se de um potente motor de busca de hospedagens, para todos os estilos de viagem e todos os orçamentos. Conheça e encontre a melhor hospedagem para você.

MOBILITY: Pensou em veículos, pensou Mobility! Locação de veículos de passeio, motor-homes, motocicletas, veículos de alto padrão, minivans, vans, microônibus, ônibus, blindados e até condutores privativos – você acha tudo isso aqui. Encontre e compare os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos, em 40.000 localidades.

CLICKBUS: O mais famoso buscador-comparador de passagens aéreas que existe no mercado. Desde 2013 ClickBus coloca os viajantes nas estradas, ganhando o mundo e conquistando destinos. Vá de ônibus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.