Memorial Tancredo Neves

O Memorial Tancredo Neves, em São João del Rei, foi aberto  em dezembro de 1990. Eu tive oportunidade de conhecê-lo quando fui ao EIBV2, em São João del Rei.

Para ter noção da relevância de seu acervo, é preciso conhecer a importância de Tancredo Neves, esse mineiro nascido em Março de 1910, que construiu a vida profissional sobre o Direito, a vida empresarial e a política brasileira.

Memorial Fachada

Tancredo Neves foi vereador, deputado estadual e federal, governador, ministro, senador e primeiro candidato à presidência da república após a emenda Dante de Oliveira, de 1984, que estabelecia eleições diretas para presidente da república, no Brasil.

Toda a movimentação até que o Brasil chegasse a este ponto é objeto de livros e mais livros de História do Brasil, e é importantíssimo conhecê-la. E é à luz dessa relevância que Tancredo Neves teve para a História do Brasil que devemos visitar, com calma,  o Memorial Presidente Tancredo Neves.

A história cronológica desde a infância, vida estudantil, desenvolvimento profissional, aspectos de sua vida pessoal e familiar – tudo isso, toda essa riqueza, está no Memorial Tancredo Neves.

 

Cartazes no pátio 2

Cartazes no Pátio 3

Cartazes no pátio

O Brasil esteve sob forte comoção social,  pois Tancredo Neves era o primeiro civil eleito presidente da república desde 1960, quando Jânio Quadros foi eleito presidente, e era o primeiro político de oposição ao regime militar a ser eleito presidente da república desde o Golpe Militar de 1964.

Pátio Externo

Falecido aos 75 anos, em abril de 1985, Tancredo Neves teve  um dos maiores funerais da história nacional, eu era adolescente à época e lembro-me muito bem imensa esperança que o Brasil e seu povo depositaram na mudança representada pelo “Dr. Tancredo”.

Pequeno, singelo, mas tremendamente bem concebido, o museu merece uma hora ou duas do tempo das pessoas que visitam São João del Rei. E apresenta com louvor, mas não encerra em suas instalações, quem foi, de fato, Tancredo Neves para o nosso país.

O fato de não se poder fotografar o acervo, somente o pátio externo, só deixa a vontade de voltar lá numa próxima oportunidade.

MEMORIAL TANCREDO NEVES – SÃO JOÃO DEL REI
Rua Padre José Maria Xavier, no.7
Fone: (32)3371.7836
Aberto de sexta a domingo, além de feriados
Horário: 09 às 17 horas
Ingresso: R$ 2,00 em 2015 – por favor, verifique o valor atual

4 comentários em “Memorial Tancredo Neves

    • 22/04/2016 em 17:16
      Permalink

      Karla, boa tarde,

      Vamos começar a planejar a próxima ida?

      Um beijo e muito obrigada pela visita,

      Lena Reis
      = Viajando no Blog =

      Resposta
  • 10/04/2016 em 11:16
    Permalink

    Lena, que legal! Acabei perdendo esta visita, uma pena! Mas é mais um motivo pra voltar a cidade, né? Beijos

    Resposta
    • 10/04/2016 em 13:29
      Permalink

      Boa tarde, Denise,

      O Memorial é mesmo um bom motivo para voltar a São João del Rei. Aliás, a cidade é toda charmosa. Pretendo voltar em breve!

      Um beijo,

      Lena Reis
      = Viajando no Blog =

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *