Hop on-Hop off – Fazer ou não fazer, eis a questão

Algumas pessoas já me perguntaram se vale a pena fazer um Hop on-Hop off … você sabe o que é? Já fez um?

Hop on-Hop off é aquele serviço de transporte disponível em muitas cidades de todos os continentes, normalmente em ônibus double-deck (ônibus de dois andares) com a parte superior aberta, com rotas pré-determinadas, que propiciam ao usuário uma boa olhada geral sobre a cidade que está sendo visitada.

Normalmente, esses ônibus são pintados em cores chamativas e muitas vezes em cores diferentes dos ônibus urbanos habituais, o que faz com que sejam facilmente diferenciados da frota urbana.

Suas cadeiras possuem um aparato de som, com fones de ouvido, que oferece a narração, em diversos idiomas, daquilo que está sendo visto pelos passageiros enquanto o ônibus segue a sua rota.

Ao longo da rota pré-definida, e dentro de um espaço de tempo (12, 24 ou 48 horas, normalmente), o usuário pode descer em qualquer ponto pré-definido da rota, visitar as atrações que despertam interesse, e depois de certo tempo, tomar um outro ônibus do mesmo serviço – no mesmo ponto, ou talvez alguma estação antes ou depois daquela.

HOP -ON HOP-OFF PRÓS E CONTRAS
HOP -ON HOP-OFF PRÓS E CONTRAS

Pessoalmente, tive essa experiência três vezes: na primeira vez em que fui a Londres, em Amsterdam e em Buenos Aires.

Em Buenos Aires, no Carnaval de 2015 – contarei dentro em breve – foi uma maneira extremamente útil de conhecer a cidade, porque eu estava recém saída de uma fratura de fêmur, deveria poupar ao máximo a minha perna direita.

Cancelar ou adiar a viagem teria um custo inviável, então eu andei bem pouco em Buenos Aires, mas tive um excelente overlook da cidade com dois dias de Hop on-Hop off.

Hop-On Hop-Off Londres, 2011
Hop-On Hop-Off Londres, 2011

Londres tem diversas empresas que prestam esse serviço, e eu particularmente tive uma boa experiência com a Big Bus Tours, da qual falarei um pouco.

Friso, contudo, que o blog não tem qualquer compensação financeira ou de outra natureza com essa empresa, e com nada que esteja recomendado neste post, é simplesmente a minha vivência.

eng.bigbustours.com
eng.bigbustours.com

Eu e o namorado norueguês compramos nosso 24h ticket num ponto de venda, mas aconselho a comprar pela internet sempre; primeiro, porque você já chega à cidade com a coisa resolvida, e depois, porque é bem comum haver desconto na compra pela internet.

Compramos num quiosque na esquina de Marble Arch-Park Lane com Oxford Street, e pagamos com cartão de crédito.

Na sua primeira subida, você recebe um mapa com a rota e com os pontos de Londres pelos quais vai passar, bem como a relação de stops  (paradas) nas quais você poderá descer, e às quais poderá retornar.

Normalmente, o intervalo entre um ônibus e o próximo leva de 15 a 30 minutos, não mais.

HOP-ON HOP-OFF BIG BUS TOURS, rotas e pontos de parada
HOP-ON HOP-OFF BIG BUS TOURS, rotas e pontos de parada

Nós não descemos em todas as stops, mas o que vi foi mais que suficiente para me tomar de amores por Londres! A temperatura estava agradável, não houve chuva naquele dia, e foi possível ver muita coisa linda.

Meu primeiro encontro com a London Eye foi tímido, de longe...
Meu primeiro encontro com a London Eye foi tímido, de longe…
Hop-On Hop-Off Big Bus Tours London, lista de paradas ao longo do trajeto
Hop-On Hop-Off Big Bus Tours London, lista de paradas ao longo do trajeto

 

 

 

Bridge Station
Bridge Station

London Riverside
London Riverside

Saint Paul´s Cathedral do segundo andar do ônibus
Saint Paul´s Cathedral do segundo andar do ônibus
Esperando o próximo ônibus na grade do Hyde Park - lembro muito desse dia, e foi um dia MUITO bonito, para se guardar na lembrança mesmo...
Esperando o próximo ônibus na grade do Hyde Park – lembro muito desse dia, e foi um dia MUITO bonito, para se guardar na lembrança mesmo…

Estando em Londres, você pode contactar a Big Bus Tours pelo número 44(0)20 7808 6753 ou através do e-mail info@bigbustours.com. Nesta data, o passe para 01 dia, adquirido pela internet, está custando £ 25,99.

Como eu disse, Londres tem diversas empresas que prestam serviço semelhante, mas a que vou mencionar abaixo, Golden Tours, embora não tenha sido usada por mim, já teve muitos comentários positivos de conhecidos e amigos meus.

Para contactá-los, você pode buscar o website Golden Tours ou telefonar para +44 844 880 5050‎.

Londres, Golden Tours Hop On Hop Off, Mapa de Rotas

E você? Por favor, compartilhe conosco a sua experiência de Hop On-Hop Off!

É um prazer receber você, viajante, aqui neste espaço!

Saiba que quando você adquire seus produtos e serviços de viagem através de nossas afiliações, uma pequenina comissão é destinada ao desenvolvimento e manutenção deste espaço e da agência de viagens. Muito obrigada por isso!

Produtos e serviços adquiridos através destas afiliações tem suporte ofertado por cada uma das empresas afiliadoras, não havendo interferência ou ação de Viajando com Lena Reis ou Design de Viagem by Lena Reis.

AGÊNCIA DE VIAGEM AGÊNCIA DE VIAGEM: Quer conversar com um profissional sobre seus planos de viagem? Gostaria de contar com a assessoria e consultoria de um profissional para construir seus melhores planos para aquela viagem maravilhosa, com atendimento remoto ou presencial? Quer roteiros personalizados pela Irlanda e Irlanda do Norte que cabem no seu sonho e no seu orçamento? Então você precisa de uma agência e de um consultor de viagens! Através de Celular/WhatsApp 21 97485-4206 e do e-mail contato@designdeviagem.com, você agenda o seu momento exclusivo e personalizado de atendimento. Vamos conversar sobre a sua viagem?

DICAS IMPORTANTES PARA PLANEJAR SUA VIAGEM

HOTÉIS PELO MUNDO: Quer muita variedade na escolha de sua hospedagem? Booking.com é o seu lugar! Booking.com oferece inúmeras opções para os mais diversos orçamentos, a maioria das propriedades não exige pagamento no ato da reserva e você ainda pode escolher onde se hospedar conforme a política de cancelamento de cada propriedade. Uma excelente plataforma para reservar seu hotel, pousada, resort ou casa de temporada. Saiba mais clicando aqui!

SEGURO VIAGEM: Leitores do blog podem ter desconto no seguro viagem, sabia? Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem mais adequado às suas necessidades, com o melhor preço. Leitores do blog tem, além da possibilidade de desconto, parcelamento no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Clique e garanta uma viagem segura!

PASSAGENS AÉREAS: Um meta-buscador que reúne as principais companhias aéreas para facilitar sua viagem. Procura passagens aéreas? A Passagens Promo sempre tem ofertas para destinos nacionais e internacionais. Não perca o embarque. Clique e reserve!

PASSEIOS E ATRAÇÕES: Imagine viajar com os tickets das atrações já reservados, com as confirmações em seu e-mail, mobile ou em papel, mesmo antes de chegar ao destino? Com a GetYourGuide e a Viator suas experiências de viagem serão incríveis. Opções de transfers, passeios, ingressos, tickets e parques no Brasil e no mundo. Clique, confira, descomplique!

VIAJE CONECTADO: O melhor chip internacional. Compre no site, receba no endereço desejado ou retire em um dos parceiros mais próximos a você. Parcele seu chip em até 5x no cartão de crédito. Esta é uma das melhores opções para conexão 4G em viagens internacionais.

AMERICA CHIP: Esta é outra excelente alternativa para comprar um chip de viagem internacional. Os planos de internet ilimitada para viagem te acompanham em todo lugar. Este é um dos chips internacionais com a melhor conexão 4G Ilimitada e menor preço da Europa. As melhores operadoras, com preços bem atraentes. Entregas no Brasil com atendimento em português.

El Quarto: Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, El Quarto é parte do grupo Tango Bravo, há mais de 20 anos operando no Turismo. Trata-se de um potente motor de busca de hospedagens, para todos os estilos de viagem e todos os orçamentos. Conheça e encontre a melhor hospedagem para você.

MOBILITY: Pensou em veículos, pensou Mobility! Locação de veículos de passeio, motor-homes, motocicletas, veículos de alto padrão, minivans, vans, microônibus, ônibus, blindados e até condutores privativos – você acha tudo isso aqui. Encontre e compare os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos, em 40.000 localidades.

CLICKBUS: O mais famoso buscador-comparador de passagens aéreas que existe no mercado. Desde 2013 ClickBus coloca os viajantes nas estradas, ganhando o mundo e conquistando destinos. Vá de ônibus!

9 comentários em “Hop on-Hop off – Fazer ou não fazer, eis a questão

  • Pingback:Ônibus Hop On Hop Off: por que eu acho uma furada | 360meridianos

  • 12/09/2015 em 14:49
    Permalink

    Lena adorei a dica. Confesso que nunca usei, mas morro de vontade! Acho uma maneira simples e pratica de conhecer uma cidade (pelo menos o lado turistico) por completo.

    Na proxima oportunidade usarei e te conto como foi!!
    Beijos

    Resposta
    • 13/09/2015 em 18:01
      Permalink

      Amanda, boa tarde!
      Coisa boa é receber a sua visita! Isso, use sim, e me conte como foi a sua experiência. Nas situações em que há crianças na programação, ou pouco tempo no lugar, ou certa dificuldade de mobilidade (como foi meu caso em Buenos Aires, esses ônibus são uma mão na roda.
      Um beijo, menina!

      Lena Reis
      = Viajando no Blog =

  • 11/09/2015 em 17:55
    Permalink

    Leninha…excelente post! Quase me convenceu a usar o serviço, rsrsrs… Tô brincando! Já usei com crianças em Verona, Roma e Bolonha e neste caso vale muitoooo a pena!
    Beijos
    Ana – ITALIAna

    Resposta
    • 12/09/2015 em 13:00
      Permalink

      Olá, Grassi!
      Que bom receber a sua visita!
      Como você, acho que ganhar a cidade a pé é inigualável, mas há algumas situações em que o Hop On Hop Off mostra a sua utilidade, como quando há crianças na programação, ou pouco tempo no lugar, ou certa dificuldade de mobilidade.
      Em breve contarei outras experiências nesse tipo de transporte.
      Um beijo e obrigada pela passada aqui no Viajando!

      Lena Reis
      = Viajando no Blog =

  • 29/05/2015 em 10:20
    Permalink

    Eu particularmente gosto de andar a pé, de metrô ou de busão normal mesmo. Mas já utilizei desses serviços algumas vezes e gosto também. Principalmente se eu tenho pouco tempo na cidade ou os pontos turísticos são “fora de mão”.
    ADOREI o post, parabéns!

    Resposta
    • 29/05/2015 em 22:02
      Permalink

      Antonio,

      Se este post passou no seu “controle de qualidade”… puxa, ganhei o dia!
      Como você, também curto andar a pé, e usar os transportes públicos – acho que ratifica e engrandece a experiência de visitar algum lugar.
      Um abraço,

      Lena Reis
      = Viajando no Blog =

  • 19/05/2015 em 19:38
    Permalink

    Sempre faço esses passeios. Vale a pena fazer logo no primeiro dia, pois já te dá uma visão ampla da cidade e sempre é possível pegar boas dicas e aprender curiosidades sobre os locais por onde ele passa. Exemplo: descobri em NY que a Macy’s tem a primeira escada rolante do mundo, toda de madeira. Ela fica escondida lá em cima, acho que no 9º andar, e se não fosse por essa dica jamais teríamos ido lá conhecer.

    Uma vez dada essa volta inicial, depois você vai com calma nos locais que você já tinha planejado. Além disso, é comum acrescentarmos locais que antes não conhecíamos ao planejar a viagem de casa, bem como riscar paradas para as quais havíamos planejado gastar um tempo maior do que o necessário, mas que do ônibus já deu pra ver bem o suficiente (principalmente prédios com arquitetura interessante, etc).

    Nunca me arrependi de ter feito o Hop On Hop Off. Já fiz por volta de uma dezena de vezes e sempre foi uma experiência legal (com exceção do frio que você passa em alguns locais ficando no andar de cima rs (aliás, SEMPRE fique no andar de cima).

    Abraços a todos!

    Resposta
    • 19/05/2015 em 20:37
      Permalink

      Olá, Marcelo!

      Que coisa boa ter você de volta aqui no Viajando no Blog!
      É isso mesmo: o Hop On, Hop Off atende àqueles que estão somente de passagem, àqueles que vão dispor de um pouco mais de tempo, e serve também para os eventuais ajustes de roteiro. E claro: no andar de cima, enquanto a gente aguentar!
      Um abração carinhoso,

      Lena Reis
      = Viajando no Blog =

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.