Em Bruxelas, um hostel que o Viajando no Blog recomenda

Uma dica especial de hospedagem em Bruxelas é o que o Viajando no Blog traz hoje.

Sleep Well - FachadaEm Novembro/2015 fiz uma viagem que começou em Bruxelas, dei um pulinho em Brugge, segui para Dublin e por fim cheguei a Belfast, e vou contar muitas coisas sobre essa viagem de agora em diante.

Em Bruxelas, estive hospedada no Sleep Well Youth Hostel, apoio aliás muito bem vindo em tempos de Euro lá nas alturas, e posso dizer que foi uma experiência muito positiva.

Sleep Well - área comum, junto ao bar e à recepção
Sleep Well – área comum, junto ao bar e à recepção
Sleep Well - Recepção
Sleep Well – Recepção

Em contraponto à desagradável experiência vivida assim que pus os pés da estação Gare du Nord (no futuro vou falar disso), chegar ao Sleep Well, ser educadamente recebida e poder desfrutar de um banho delicioso e um quarto aconchegante foi como um abraço amigo, após uma longa viagem e um susto na chegada.

Sleep Well - Máquinas que vendem água, café, refrigerantes e snacks, na entrada
Sleep Well – Máquinas que vendem água, café, refrigerantes e snacks, na entrada
Sleep Well - o WIFI é ótimo e o acesso a internet é gratuito
Sleep Well – o WIFI é ótimo e o acesso a internet é gratuito
Brussel Noord - Sleep Well Walking Map
Google Maps

Localizado próximo à Praça Rogier e 1 quilômetro da Gare du Nord, o Sleep Well Youth Hostel é um híbrido de hotel e hostel, com quartos individuais, quartos de casal e quartos multileitos  (2, 3, 4 e 6 camas), num total de 46 quartos,

Suas instalações são simples e práticas, e é fácil chegar ao hostel caminhando ou utilizando o transporte público. Fica a 15 minutos de caminhada de um lugar que talvez seja o mais lindo de Bruxelas – a Grand Place.

IMG_20151103_085102659

Cada quarto, independente de quantas camas possua, terá seu próprio banheiro completo (vaso sanitário, pia, chuveiro), e os ambientes são extremamente limpos.

Da recepção aos quartos (visitei diversos), do refeitório aos banheiros, elevadores e corredores, existe o cuidado com o asseio em todas as instalações.

P1080994

O meu quarto era individual, com cama de solteiro – nota 10 para o colchão! – e voltado para a rua.

A rua não é barulhenta pois transportes coletivos não passam por ela, e embora realmente pequeno, o quarto tinha tudo o que eu poderia precisar entre os dias 2 e 6 de Novembro, período em que estive na Bélgica.

Em todos os quartos, a decoração é simples e sóbria, feita para ser funcional.

TV a cabo com ótima imagem (ok… em holandês e francês a blogueira perdeu muita coisa, mas vez ou outra havia alguma coisinha em inglês nos canais…), cabides de parede, um mini-frigobar (que, verdade seja dita, não estava funcionando tão bem assim) e um chuveiro fantástico!

P1080992

P1080990

Talvez porque o chuveiro dos lugares onde morei nunca tenha sido assim, um chuveiro com boa vazão e água bem quentinha é, para mim, um bálsamo depois das andanças de viagem.

Então, cama boa e chuveiro bom são coisas em que a blogueira presta atenção mesmo! No Sleep Well, os dois atenderam completamente às expectativas. Ah! Leve a sua toalha de banho e rosto, ok?

P1080986

P1080987

Os quartos não individuais também são muito bons:

P1080851

P1080847

P1080846

P1080837

P1080838

P1080848V

P1080852

P1080849

P1080840V

 

P1080842V

Parágrafo de blogueira comilona que já acorda com aquela fominha: o café da manhã do Sleep Well está incluído na diária e é bastante satisfatório.

Água, suco, café, leite, chá;  iogurte, cereais matinais e ao menos uma fruta;  bacon com ovos, queijo e apresuntado;  torradas, pão de forma, mel, margarina ou manteiga, geléia e pasta de avelã (no estilo Nutella).

Sirva-se à vontade. Essa é uma ótima maneira de começar o dia!

IMG_20151103_090349101

IMG_20151103_085540577

IMG_20151103_085620540

O refeitório tem grandes mesas comunais, mas caso você prefira sentar-se para o café da manhã com um pouquinho mais de privacidade, basta buscar uma mesa não cheia… eu encontrei, você vai encontrar também.

Mas saiba que se sua intenção é conhecer gente diferente, que vem de muitos lugares diferentes, esta será uma excelente ocasião.

Ao terminar a sua refeição, basta levar sua louça usada ao balcão de apoio: de lá, ela será recolhida, lavada e guardada.

IMG_20151103_085738743

IMG_20151103_085726706

IMG_20151103_085558005

IMG_20151103_085700932

Porém, há mais detalhes sobre o Sleep Well que fazem dele uma opção de hospedagem realmente recomendável:

  • Próximo a variado comércio: restaurantes e lanchonetes, shopping centers (por exemplo, o City 2 Shopping Center), supermercados e todo tipo de loja de rua;
  • Metrô e ônibus por perto, e até trens dentro de uma distância razoável;
  • É possível alugar bicicletas no hostel;
  • Há dois elevadores e máquinas para lavagem e secagem de roupas;
  • É possível participar de walking tours pela cidade partindo do hostel  (grupos que conhecem a cidade caminhando) gratuitos – ei, os guias apreciam uma gorjeta e você não vai ficar pobre por isso, vai…!
  • O hostel possui diversos jogos de mesa, como ping pong; máquinas de venda de café, refrigerantes, água e chocolates podem ser encontradas na recepção; um pequeno e charmoso bar está lá também;
  • Wifi gratuito e poderoso!Testado, retestado diariamente, e funciona de verdade!
  • Caso você ou sua empresa necessitem realizar um evento, o Sleep Well tem nada menos que quatro áreas para isso, completamente equipadas (meeting rooms);
  • Um quarto com um monte de tomadas! Toda a tralha eletrônica (Ipad, celular, carregador de bateria de câmera, power bank avulso…) que eu levei pôde ser carregada graças às 5 tomadas que existiam no meu quarto. Mais um ponto para o Sleep Well

 

Tomadas na Bélgica - By Etienne Rastoul (User:FF7Sephiroth) (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
Tomadas na Bélgica – By Etienne Rastoul (User:FF7Sephiroth) (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons

P1080866

P1080865

P1080862

Em 2012, o Sleep Well passou por um incêndio de médias proporções e, durante algum tempo, ficou fechado para reformas.

Antes disso, seu fundador já tinha preocupações ecológicas e esse incêndio de 2012 transformou-se num ponto de virada para reafirmar a conduta do hotel como empresa realmente sensível às questões de ambiente.

A seguir, um trecho extraído do website do Sleep Well e traduzido, referindo justamente essa postura:

AMBIENTE

hypergreen1

Primeiro albergue ecoidentificado em Bruxelas  (etiqueta ecodinâmico 2008/133/2), Sleepwell compromete-se a minimizar o seu impacto sobre o meio ambiente. As iniciativas com as quais o albergue se compromete abrangem  gestão de resíduos, energia e água, a mobilidade não motorizada e o uso de fontes sustentáveis. Emissões de CO 2 relacionadas ao nosso consumo de gás são compensados e nossa eletricidade é 100% verde.

Estes esforços são recompensados pela renovação rótulo ecodinâmico em 2012 e 2015 e do rótulo ecológico internacional Green Key em 2013 e 2014.

Algumas de nossas iniciativas:

  • A otimização da triagem permitiu uma redução de 20% dos resíduos (57 metros cúbicos / ano).
  • Todos os anos Sleepwell participa da “semana europeia de redução de resíduos”.
  • O papel usado (impressora / fotocopiadora, brochuras, flyers) é reciclado ou certificado FSC (Forest Stewardship Council).
  • Os banheiros são equipados com botões caça “duplas” (3L / 7L) e chuveiros são econômicos (6 litros de água por minuto).
  • A maioria dos produtos de limpeza  utilizados em Sleepwell são ecológicos.
  • Nossa eletricidade é 100% verde.
  • As lâmpadas de halogéno para o pátio e os corredores foram substituídas por LED, o restaurante e a sala Monnet Spaak também se beneficiou de um reacendimento (lâmpadas econômicas contra halogéno).

Entre 2013-2015: fizemos grandes investimentos verdes: 2 caldeiras de condensação, um duplo fluxo de ventilação e um cogeração (produção combinada de electricidade e calor).

Entrar em contato com Olivier Henry para mais informações: olivier.henry@sleepwell.be 

P1080844V

Então, por todas as razões, eu afirmo que me hospedaria no Sleep Well outra vez e o recomendo com absoluta confiança aos leitores e amigos, lembrando que você poderá reservar seu quarto ou sua cama no Sleep Well Youth Hostel …

Sleep Well Quarto – Hospedagem Eco Frindly!!! from Viajando no Blog on Vimeo.

Sleep Well Periscope Quarto – Muitas Tomadas!!!! – Vídeo às vésperas de seguir viagem from Viajando no Blog on Vimeo.

SLEEP WELL YOUTH HOSTEL
Rue du Damier,  23 – 1000 Bruxelas
Tel.: +32 2 218 5050
E-mail: info@sleepwell.be

É um prazer receber você, viajante, aqui neste espaço!

Saiba que quando você adquire seus produtos e serviços de viagem através de nossas afiliações, uma pequenina comissão é destinada ao desenvolvimento e manutenção deste espaço e da agência de viagens. Muito obrigada por isso!

Produtos e serviços adquiridos através destas afiliações tem suporte ofertado por cada uma das empresas afiliadoras, não havendo interferência ou ação de Viajando com Lena Reis ou Design de Viagem by Lena Reis.

AGÊNCIA DE VIAGEM AGÊNCIA DE VIAGEM: Quer conversar com um profissional sobre seus planos de viagem? Gostaria de contar com a assessoria e consultoria de um profissional para construir seus melhores planos para aquela viagem maravilhosa, com atendimento remoto ou presencial? Quer roteiros personalizados pela Irlanda e Irlanda do Norte que cabem no seu sonho e no seu orçamento? Então você precisa de uma agência e de um consultor de viagens! Através de Celular/WhatsApp 21 97485-4206 e do e-mail contato@designdeviagem.com, você agenda o seu momento exclusivo e personalizado de atendimento. Vamos conversar sobre a sua viagem?

DICAS IMPORTANTES PARA PLANEJAR SUA VIAGEM

HOTÉIS PELO MUNDO: Quer muita variedade na escolha de sua hospedagem? Booking.com é o seu lugar! Booking.com oferece inúmeras opções para os mais diversos orçamentos, a maioria das propriedades não exige pagamento no ato da reserva e você ainda pode escolher onde se hospedar conforme a política de cancelamento de cada propriedade. Uma excelente plataforma para reservar seu hotel, pousada, resort ou casa de temporada. Saiba mais clicando aqui!

SEGURO VIAGEM: Leitores do blog podem ter desconto no seguro viagem, sabia? Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem mais adequado às suas necessidades, com o melhor preço. Leitores do blog tem, além da possibilidade de desconto, parcelamento no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Clique e garanta uma viagem segura!

PASSAGENS AÉREAS: Um meta-buscador que reúne as principais companhias aéreas para facilitar sua viagem. Procura passagens aéreas? A Passagens Promo sempre tem ofertas para destinos nacionais e internacionais. Não perca o embarque. Clique e reserve!

PASSEIOS E ATRAÇÕES: Imagine viajar com os tickets das atrações já reservados, com as confirmações em seu e-mail, mobile ou em papel, mesmo antes de chegar ao destino? Com a GetYourGuide e a Viator suas experiências de viagem serão incríveis. Opções de transfers, passeios, ingressos, tickets e parques no Brasil e no mundo. Clique, confira, descomplique!

VIAJE CONECTADO: O melhor chip internacional. Compre no site, receba no endereço desejado ou retire em um dos parceiros mais próximos a você. Parcele seu chip em até 5x no cartão de crédito. Esta é uma das melhores opções para conexão 4G em viagens internacionais.

AMERICA CHIP: Esta é outra excelente alternativa para comprar um chip de viagem internacional. Os planos de internet ilimitada para viagem te acompanham em todo lugar. Este é um dos chips internacionais com a melhor conexão 4G Ilimitada e menor preço da Europa. As melhores operadoras, com preços bem atraentes. Entregas no Brasil com atendimento em português.

El Quarto: Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, El Quarto é parte do grupo Tango Bravo, há mais de 20 anos operando no Turismo. Trata-se de um potente motor de busca de hospedagens, para todos os estilos de viagem e todos os orçamentos. Conheça e encontre a melhor hospedagem para você.

MOBILITY: Pensou em veículos, pensou Mobility! Locação de veículos de passeio, motor-homes, motocicletas, veículos de alto padrão, minivans, vans, microônibus, ônibus, blindados e até condutores privativos – você acha tudo isso aqui. Encontre e compare os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos, em 40.000 localidades.

CLICKBUS: O mais famoso buscador-comparador de passagens aéreas que existe no mercado. Desde 2013 ClickBus coloca os viajantes nas estradas, ganhando o mundo e conquistando destinos. Vá de ônibus!

6 comentários em “Em Bruxelas, um hostel que o Viajando no Blog recomenda

  • 07/05/2019 em 8:19
    Permalink

    Amei! Tenho ctz de que será uma experiência excelente!

    Resposta
    • 09/05/2019 em 14:40
      Permalink

      Moça,
      Tenho certeza que você vai gostar dessa hospedagem e estarei de olho nas fotinhos de sua viagem. Só há duas possibilidades: vai ser uma viagem maravilhosa OU vai ser uma viagem divina.
      Um beijo,

      Lena Reis
      = Viajando no Blog =

    • 30/11/2015 em 19:38
      Permalink

      Querida Ana Cristina, que bom receber a sua visita!
      O Sleep Well, dentro de sua simplicidade, me deu o conforto que alguns hotéis não chegam a oferecer.
      Foi uma boa oportunidade para rever meus conceito sobre hostels.
      Um beijo e obrigada por sua visita!
      Lena Reis
      = Viajando no Blog =

  • 28/11/2015 em 23:03
    Permalink

    Muito legal! Gostei bastante do hostel! Bom para tirar o mito de que hostel só tem quartos compartilhados! Beijos

    Resposta
    • 30/11/2015 em 19:35
      Permalink

      Boa noite, Denise Tonin!
      Exatamente – eu tinha essa crença de que estar num hostel nunca me agradaria, mas nada como experimentar para mudar de opinião, não é mesmo?!
      Um beijo e obrigada pela visita!
      Lena Reis
      = Viajando no Blog =

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.