Do Aeroporto George Best ao centro de Belfast e bairros da cidade

É bem simples sair do Aeroporto George Best (George Best Belfast City Airport) e chegar ao centro de Belfast e aos outros bairros da cidade. Na verdade, entre o aeroporto e o centro de Belfast a distância é bem pequena, o trajeto feito pelo ônibus 600 – Metro tem em torno de 7,8km.

 

 

Sinalização - Aeroporto George Best, Irlanda do Norte
Sinalização – Aeroporto George Best, Irlanda do Norte

A linha 600 (ou como se fala aqui, Service 600) é a linha que faz somente estre trajeto, Aeroporto-Centro de Belfast. O ônibus é de boa qualidade, e custa, £ 2,50/£ 3,80 para adultos (um trajeto/ida e volta) e £ 1,25/1,90 para crianças (um trajeto/ida e volta).

As linhas 600A e 600B fazem um trajeto muito semelhante, com algumas poucas variações de rota, mas os pontos de início e final serão iguais.

O ônibus vai ser esse que vemos abaixo, ou outro muito semelhante:

Você pagará diretamente ao motorista e sim, ele poderá te dar troco, mas quanto mais próximo do valor a ser pago estiverem as suas moedas, melhor. Se for pagar com cédulas, procure usar uma de baixo valor.

O trajeto levará, a depender do trânsito, entre 15 e 30 minutos até Europa Bus Centre, ponto final dessa linha. Se você está nas proximidades deste terminal, poderá caminhar até seu hotel.

Europa Bus Centre no mapa do Google, acessado em 07/05/17
Europa Bus Centre no mapa do Google, acessado em 07/05/17

Se você não está tão próximo do local de sua hospedagem, neste momento poderá pegar um taxi (black cab, ou taxis em carros “normais”, ou ainda Uber, que funciona aqui em Belfast, mas por hora só acata pagamentos em cartões de crédito) ou pegar um ônibus, que era o meu plano.

Eu já estivera em Belfast antes e tinha uma ideia nítida da distância entre o Europa Bus Centre e minha hospedagem e, com duas malas e após mais de uma dezena de horas de viagem, eu não caminharia mesmo!

Antecipadamente, eu já havia pesquisado as rotas e os ônibus, então sabia quais seriam as minhas opções.

Eu te aconselho a pesquisar também, antes de embarcar para qualquer lugar, e vou colocar ao fim do post os links úteis para pesquisa de rotas e de ônibus/trens aqui em Belfast e nas redondezas, ok? Para mim, que estava hospedada bem próximo da Queen’s University, havia mais de uma opção de ônibus, conforme mostrarei abaixo.

Service 600 - Interior do Ônibus
Service 600 – Interior do Ônibus

Atenção: nos ônibus em Belfast você entra e sai pela mesma porta, que estará à sua esquerda se você estiver dentro do ônibus e olhando para o parabrisas dianteiro; aquela regrinha de facilitar com moedas o troco é sempre útil e facilita a todos os passageiros.

Importante: O valor de sua tarifa a pagar, nos ônibus dentro de Belfast (Metro, ônibus branco e cor de rosa) depende de seu trajeto, ou seja, do ponto em que você pega o ônibus, e do lugar aonde você deseja descer.

Ao sair de Europa Bus Centre, há duas ruas importantes, e em uma delas certamente você vai passar, se a partir daí for precisar de taxis ou de outro ônibus: a Glengall Street, e a Great Victoria Street (uma avenida grande que tem em si vários prédios que são referência para nos localizarmos depois, enquanto batemos pernas pela cidade).

Na Glengall Sreet param, além de taxis, alguns outros ônibus de outras empresas que fazem transporte de pessoas para dentro e para fora de Belfast, mas que não são operados pela Translink.

Se você arranha no inglês não será difícil dizer ao motorista aonde quer ir. Ele vai dizer o valor da tarifa, receber seu dinheiro e te dar o troco, se for o caso, e um terminalzinho que estará à esquerda dele emitirá uma tirinha de papel, na qual constam a data da compra e o quanto você pagou nesta corrida.

Por hábito, guarde este papelzinho. Em outro post  vou explicar a razão.

Se você não arranha no inglês, o prudente é anotar com clareza, num papel, o endereço completo do lugar aonde quer ir, porque provavelmente esse endereço dará ao motorista uma ideia de qual será sua stop final. Mostre a ele a sua anotação.

Mas, outra vez: em tempos de internet, você sempre pode pesquisar antes de viajar como se locomover em seu destino, chegando lá com um mínimo de informação sobre transportes.

Os ônibus Metro possuem um prompt eletrônico em que aparece a próxima parada, e também uma gravação para este mesmo fim. Se você não está familiarizado com os trajetos do ônibus aqui em Belfast, por favor não durma dentro dele e fique atento ao prompt e à gravação.

A simpática malinha que poderia ser do Viajando no Blog!
A simpática malinha que poderia ser do Viajando no Blog!

Você observará que muitos Metro possuem uma área designada para apoio de malas ou grandes volumes na parte da frente, adiante ou ao lado dos bancos.

Você pode usar essa área, lembrando que outros passageiros também querem usar o espaço de vez em quando, e que às vezes é só uma questão de como você arruma as malas… e caberão várias.

Se sua stop se aproxima, procure bem próximo ao seu banco o botão STOP, pressione, e no prompt aparecerá a palavra STOPPING. Certifique-se de que está com todos os seus pertences e dirija-se à porta, fazendo como os locais e dizendo ao menos um cheers para o motorista.

Viajando no Blog, como foi o seu trajeto?

Nessa próxima imagem, o trajeto feito pela linha 600, que parte do Aeroporto George Best e leva a Great Northern Mall:

Trajeto da Linha 600 Metro, que liga o George Best Airport a Europa Bus Centre – Google Maps em 08/maio/2017 – https://www.google.co.uk/maps

Depois de alcançar Europa Bus Centre, eu atravessei um corredor de lojas que é parte do Great Northern Mall e esse corredor desemboca na Great Victoria Street, que tem pontos de ônibus dos dois lados da rua.

No meu caso, o ponto de ônibus desejado estava na calçada contrária àquela em que desemboquei, e praticamente na esquina da Great Victoria Street, esquina com Amelia Street. Essa parada de ônibus é bem em frente à entrada/saída do Great Northern Mall.

Trajeto do Metro 8b até o local onde me hospedei – Google Maps em 08/maio/2017 – https://www.google.co.uk/maps

Sem tráfego intenso, deste momento aí até descer do ônibus, foram mais ou menos 6, 7 minutos. E ao descer do ônibus, dois minutinhos de caminhada. Observe a linha roxa: esse foi o trajeto do segundo ônibus, o 8b.

Como vocês vêem, é simples. E a seguir, vou colocar alguns links que servem para você começar, desde já, sua pesquisinha antes de vir a Belfast; basta clicar nos nomes a seguir:

Translink – Planejador de rotas, pesquisa de tarifas de ônibus

Google Maps – Pesquise neste link a sua rota a partir do Aeroporto George Best

Atenção: se seu vôo chega no Belfast International Airport, o ônibus e o trajeto são outros. Eu não fiz esse trajeto.

Para comprar suas passagens aéreas para Belfast ou qualquer outro país ou estado, clique AQUI!

Hospedagem em Belfast e em qualquer outro canto do planeta? Clique AQUI!

Pesquisando e cotando seguro viagem? Clique AQUI!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *